sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Transforme seu violão em um ukulele!

Se você ainda não encontrou seu uke ou ele ainda está para chegar, você pode ir praticando seus acordes no violão! Como? Vamos lá...

 <- Capotraste
Afine seu violão na afinação padrão, ou seja, 1ª Mi, 2ª Si, 3ª Sol, 4ª Ré, 5ª Lá, 6ª Mi. Agora retire as duas ultimas cordas (mais graves) 5ª Lá e 6ª Mi. Consiga um capotraste e ponha na 5ª casa do seu violão.

Retiradas as duas cordas mais graves e colocado o capotraste na 5ª casa do seu violão, você vai ficar com 4 codas de nylon nas afinações: 1ª Lá, 2ª Mi, 3ª Dó e 4ª Sol. (Atenção para o detalhe, se seu encordoamento veio com aquela corda 1ª Mi extra que sempre vem, hora de usá-la. Substitua pela 4ª corda do violão, pois o ukulele tem sua afinação tradicional com a 4ª corda num Sol bastante agudo.)

Bem, esta é a afinação do ukulele soprano, do ukulele concerto e ainda do ukulele tenor. Agora você já pode ir praticando suas musicas com cifras de ukulele, seus acordes e etc. Quando seu ukulele verdadeiro chegar, bastará se adaptar ao seu tamanho e seu timbre único!

6 comentários:

  1. Valeu pela dica...obrigado mesmo!meus alunos adolescentes queriam um ukulele na marra tiraram as cordas de dois mini violoes e afinaram A E C G e som na caixa

    ResponderExcluir
  2. só corrigindo, é as 2 primeira, a Mi é a 1º, e a Lá é a 2º

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Davi!
      Mas observe: com o capotraste na QUINTA casa do violão... Então, a primeira corda que era Mi fica afinada em Lá, e a segunda que era a Si fica afinada em Mi.

      Excluir
  3. Achei muito bom mesmo queria tocar músicas de ukelele no meu violão só peguei o velho violão (que é pequeno ) é deu certinho vlw mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Posso colocar cordas de violão no ukulele?

    ResponderExcluir